18 de outubro de 2019
Afinal, o que é a daily?
Início » Afinal, o que é a daily?

Afinal, o que é a daily?

Afina, o que é e para que serve a daily ou reunião diária do scrum?

A daily é uma reunião estratégica para manter o time scrum informado, conectado e atento durante o desenvolvimento da sprint atual, ela também reforça a noção de “Nós” para manter todos conscientes do progresso da equipe.
Por se tratar de um evento time-boxing de 15 minutos o ideal é que o time de desenvolvimento já venha ciente do que tem a dizer para contribuir para a reunião, respondendo as famosas 3 questões que servem para dar estrutura e ritmo para a reunião:

  • O que realizei ontem?
  • O que realizarei hoje?
  • Quais impedimentos estão atrapalhando o meu desenvolvimento?

Essas 3 questões ao serem respondidas pelos membros do time de desenvolvimento deixa claro para todos o progresso do projeto realizado nas ultimas 24 horas, e ajuda a prever possíveis obstáculos futuros e como preveni-los, o compartilhamento de planos de execução entre todo o time serve para preparar todos os membros para as próximas horas de trabalho e mostra também a evolução do projeto em si, deixando claro o quão perto estão de cumprir o objetivo da sprint.

A daily deve ser mantida no mesmo horário e local todo dia para reduzir confusões e dificuldades de locomoção, tornando o time mais ágil no decorrer das sprints, e lembrando claro, a daily é uma stund-up meeting.

Uma dica:
Caso o time de desenvolvimento seja dividido entre pessoas que trabalham remoto e presencial, a daily presencial deve ser feita sem a participação das pessoas que estão remotas. Isso ajuda a tornar a rotina da daily mais rápida e dinâmica, sem causar confusão ou divergência de informação, por ter alguma dificuldade técnica de estabelecer o contato com o membro do time remoto. Nesses casos minha dica é o scrum master fazer uma daily com os membros do time que trabalham remotamente, e trazer para a daily toda a informação imprescindível desse colaborador para o time.

Vale sempre lembrar que times auto-organizados são capazes de trabalhar em conjunto e se comunicar sem a necessidade do scrum master ficar incentivando tal contato, e seguindo as praticas do Scrum guide:

O Time de Desenvolvimento ou membros da equipe frequentemente se encontram imediatamente após a Reunião Diária para discussões detalhadas, ou para adaptar, ou replanejar, o restante do trabalho da Sprint.

Ainda sobre times auto-organizados, é interessante envolver a todos sobre as reuniões da daily, uma boa forma de manter isso é alternando o responsável pelos agendamentos da daily e controle da cerimônia, para garantir que todos tenham a oportunidade de realizar essa tarefa e ter o seu desenvolvimento profissional explorado.

Dentro da daily o papel do scrum master é garantir que ela seja executada e dentro do time-boxing de 15 minutos, a participação ativa dele é apenas incentivar o time a discutir e responder as perguntas assim como administrar conflitos e discussões que atrapalhem o andamento da reunião.

Para finalizar, vou deixar uma citação do Phelipe Xavier no linkedin que entra muito em acordo do que é uma reunião de daily:

Se é para ser ágil, sejamos ágeis concentrando no essencial.

Comente também