21 de agosto de 2019
Os Princípios do Scrum
Início » Os Princípios do Scrum

Os Princípios do Scrum

Esse post é um índice para estruturar e servir de guia para a abordagem dos princípios do scrum.
Aqui irei centralizar os estudos realizados a fundo dentro de cada um dos princípios do scrum.

Hoje irei iniciar uma serie de publicações em volta dos princípios do scrum, no decorrer do meu caminhar nessa aventura agil, me deparei com alguns cenários que parecem ser muito comuns no mercado.

Esse cenário basicamente é composto por uma empresa que quer ou diz ser agil, quando na verdade o usa apenas como gancho de venda, tanto para clientes como para colaboradores, e é ai que temos um problema.

O framework scrum não é difundido dentro da empresa e trabalhado de forma muito rasa utilizando os ritos e papeis do scrum, o que já é um grande passo, mas que eventualmente por N motivos pode vir a falhar algumas sprints e até mesmo frustar os colaboradores.

Desabafo a parte, vamos ao que interessa.

Os princípios do scrum

Os princípios do scrum devem ser obrigatoriamente utilizados e não devem ser negociáveis ou manipulareis, isso é uma aplicação que pode ser realizada nos aspectos, existe certa confusão entre os princípios os aspectos do scrum, esses sim são manipulareis e adaptáveis de acordo com a necessidade do negócio.

Os princípios do scrum são 6:

  • Controle de processos empíricos
  • Auto organização
  • Colaboração
  • Priorização baseada em valor
  • Time-boxing
  • Desenvolvimento iterativo

Dentro de cada um dos princípios temos particularidades que servem de guia para cada um deles.
Irei abordar a fundo cada um dos princípios e esse post servirá como apêndice, onde irei manter atualizado a cada mudança que eu acrescentar em cada um dos principios.

Comente também