20 de agosto de 2019
Início » Sobre

Sobre

Bom, por onde começar?
Sou o Tales e trabalho com desenvolvimento web desde 2011, algo que sempre achei meio tarde quando comparo com minha idade, hoje com 30 anos…

Este blog tem o intuito de colocar aqui todo meu aprendizado no universo Ágil como Scrum Master, baseado nas minhas experiências e aventuras nesse universo.

Mas vamos contextualizar um pouco melhor isso tudo né.

Sou desenvolvedor web desde 2011, por isso acho que comecei tarde, pois cai de paraquedas nesse mundo por pura curiosidade aos 23 anos de idade.


Aos 15/16 anos, me recordo de passar algumas horas brincando de editar templates no blogger, na época, no ano de 2004, era algo incrível pra mim, e eu não fazia ideia de onde estava me metendo.
Apesar de sempre ser curioso só fui me aprofundar mesmo no que diz respeito a desenvolvimento web em 2008, em um curso de introdução a tecnologias digitais, em 2009 durante o curso fui apresentado ao dreamweaver e a partir dai não parei mais de brincar com html e css.

vamos voltar para 2011 então, comecei a trabalhar efetivamente com desenvolvimento web, apanhando para fazer e-mail marketing e landing pages em uma agencia na vila madalena.
A partir dai comecei a me aprofundar no mundo de SEO e foi um caminho que eu trilhei por um tempo, ignorando totalmente o desenvolvimento web em si, mudei de foco, mas foi importante saber o que é um H1 e por que e quando usa-lo.
Voltei a trabalhar com desenvolvimento em 2013 para aplicar o conhecimento de SEO somado a otimização de código pensando apenas na performance de SEO.
…ou alguma coisa assim.

Projeto vai, projeto vem, projetos freelancer e de agencia, quando me dei conta estava ajudando no atendimento a clientes, e algum tempo mais tarde estava como gerente de projetos. Nesse paragrafo passamos de 2014 a 2017.

Em 2017, trabalhando como gerente de projetos e coordenando uma equipe de desenvolvimento na OknGroup, ganhei de presente um livro chamado:

Scrum. A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo.
Livro de Jeff Sutherland

Mesmo tendo ganho esse livro não dei muita atenção na epoca e segui minha vida como gerente de projetos, achando que estava tudo bem como estava.

Foi apenas em 2018 que me surgiu um desafio e a oportunidade de aprender e executar toda a metodologia do Scrum, sendo Scrum Master.

Nunca apanhei tanto…

E foi desse “apanhar tanto” que mergulhei no mundo do Ágil e hoje consumo muito conteúdo relacionado a esse mundo.
Apesar de hoje existir bastante conteúdo e conteúdos de qualidade, não encontro muitos cases de sucesso da vida real, para profissionais do dia a dia que não possuem uma infra estrutura ideal para exercer a profissão de Scrum master ou de Product owner.
São/SOmos profissionais que quando dão por si, os ensinamentos de cursos, Guia Sbok ou Scrum Guide, não são possíveis de serem aplicados 100% e termos aquele cenário distópico de toda a sprint ser finalizada com sucesso.

Então chegando aos finalmente, posso dizer que esse blog é e será composto pelas minhas aventuras como Scrum Master / Desenvolvedor / Analista SEO, onde irei postar as dores e formas que eu tenho trabalhado nesse mundo Ágil e o que tem dado certo ou não.

Essa página foi criada ao som de Metallica – HardwiredTo Self Destruct (2016)